quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Origem do sobrenome: RODRIGUEZ

Como vcs sabem nosso sobrenome era escrito com "Z" na Espanha.  O vovô Fernando foi o 1o dos filhos de Dona Josefa que nasceu no Brasil.  Qdo registrado, seu nome foi convertido para Rodrigues (como a maioria das famílias de mesmo nome vindas de Portugal.

Pois bem,  falei para a mamãe que nosso Rodriguez é de origem "nobre", porém não comprovada... (ela riu da minha cara... é claro).  Mas a verdade é que o sobrenome Rodriguez descende do nome próprio Rodrigo (tipo assim:  filhos de Rodrigo) e é um dos sobrenomes mais difíceis de se comprovar a origem. 

Filhos de Rodrigo ou não, resolvi achar que tenho sangue azul...  Estou anexando o texto que encontrei na internet e cada um descide sua fração de nobreza...

abs,

2 comentários:

  1. RODRIGUEZ

    ORIGEM
    Sobrenome patronímico derivado do nome próprio de Rodrigo. Um dos mais difulndidos na Espanha e nas Américas. Como tal ele tem têm sido fortemente utilizado desde os tempos antigos, por famílias não relacionadas, cujo desenvolvimento de parentesco não é possível investigar.
    Mas para outros, a sua fonte parece ser Astúrias e, geralmente, ao norte da península. Muitos defensores desta tese baseiam-se no Rei D. Rodrigo, que estão entre os primeiros de mesmo nome.
    Outros ainda sustentam que esse nome, Rodrigo, foi hispanizado, por assim dizer, uma vez que o original foi Rodrerich rei visigodo.
    Possivelmente, durante a monarquia visigoda haviam outros , mas isto é realmente o menos importante. Também é verdade que, durante a reconquista, e depois, esse nome, Rodrigo, continua a ser distinto do sobrenome Rodriguez.
    Consideremo, Rodrigo primeiro para depois estudar as raízes do sobrenome. Nós temos um D. Roderick, rei visigodo da Hispânia. Será que o personagem tomou o nome de modo que, ao longo dos anos, tornou-se sobrenome? Quais as raízes subjacentes do nome Rodrigo? Teremos que ter em mente que a biografia deste rei vem quase inteiramente a partir de fontes árabes. Parece que Rodrigo era um nobre visigodo (por volta do ano 710) que a morte do Rei Vitiza foi eleito para o trono por ter a maior parte da nobreza visigoda, em detrimento daqueles que tinham mais direitos à Coroa, Ahkila, filho do falecido monarca. Portanto, temos um "rodrigon" (apoio), que em troca de encher os privilégios nobreza visigoda, se apoiou nela para subir ao trono. Mas aconteceu que o rei legítimo, Ahkila, não ficou satisfeito com a mudança, o que levou à divisão virtual do reino. A Andaluzia, a Lusitânia e a Cartagena, apoiava Rodrigo. A Tarraconense Narbolense seguiram Ahkila. Foi nesse momento, quando este entrou em contato com líderes árabes no norte da África, procurando alguns assistentes para ajudá-lo a derrotar seu adversário.
    O rei Rodrigo se encontrou com eles na batalha de Guadalete e aparentemente traído pela maioria do seu exército, cujo comando havia confiado a parentes de Ahkila, sucumbiram na batalha.
    Depois deste Rodrigo, houveram muitos outros, e é impossível determinar com precisão qual deles deu origem ao nome Rodriguez. A partir dos dados que estão disponíveis, salientamos que o este nome apareceu primeiro no norte da Espanha. Mas, devemos dizer que não sabemos a localização exata.
    Tudo o que está ao nosso alcance está relatando que houve muitos que tentaram esta linhagem de nobreza repetidamente em diferentes momentos.
    O Rodriguez sobrenome é difundido em toda a América Hispânica, lar de muitos dos mesmos personagens que eram proeminentes na política, literatura, direito e artes.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou um dos netos descendente descendente de António Ramalho Rodriguez Reguera, lado paterno.
    Originário da Galiza tendo este meu Avó varias irmãs num total de 9, ainda algumas delas vivas na zona da Galiza e Valadoli, todas elas constituíram familia, sendo uma das com mais descendentes do pais.
    Todas elas as irmãs de Antonio Reguera, a nascenca com os mesmos sobrenomes, já os pais delas e tetra avós detinham os sobrenomes de Rodríguez e Reguera tendo na antiguidade sido cavaleiros e feito parte da nobreza espanhola, alem de ter recebido e números títulos dos monarcas por feitos importantes a casa real durante seculos.
    Tendo o meu Avo, fugido de Espanha para Portuga no tempo da guerra civil espanhola, para não ser fuzilado pelo regime da altura.
    Durante dezenas de anos não teve contacto com a sua família, e com as suas propriedades de familia perdidadas a favor da monarquia espanhola.
    Tendo em Portugal constituído família, em Coruche, Almeirim e Santarem.
    Os seus descendentes ainda hoje mantém os sobrenomes Rodríguez e Reguera, que tem sido dados tambem aos que nascem.

    ResponderExcluir